Conceito de Abundância

AbundanciaA abundância significa a grande quantidade de algo. Por outro lado, o termo abundância descreve a situação econômica em que todas as necessidades humanas podem ser satisfeitas, quer dizer, ao dispor de uma importante quantia de dinheiro poderá ter acesso ao bem ou serviço que se queira.

A mencionada prosperidade econômica apresenta um símbolo que a representa e este é justamente o chamado chifre da abundância ou cornucópia, cujo símbolo gráfico é um copo em forma de chifre. As origens deste símbolo reportam ao século IV A.C., mais precisamente à mitologia grega...a lenda conta...que Amaltea criou Zeus com o leite de uma cabra, e como agradecimento, Zeus lhe deu os chifres de uma cabra que gozava do poder de cumprir os desejos das pessoas que os possuíam.

A abundância natural é a quantidade de cada isótopo de um elemento químico que existe na natureza e é expressa em porcentagem. Enquanto as abundâncias naturais de cada isótopo permitem calcular a massa atômica de cada elemento.
Sempre que você quiser isolar um elemento natural, primeiro deve conhecer a abundância que apresenta, então, esta será a quantidade existente em uma região concreta do mundo. A abundância de elemento na terra e nas diferentes regiões que compõem o planeta é o produto da história da evolução dessa terra específica.

Outra área em que o termo abundância é comum e apresenta um uso especial é a retórica, pois neste contexto, abundância é o mesmo que dizer que existe riqueza de pensamento ou de maneiras de expressar-se, ou seja, quando um indivíduo se expressa empregando um vocabulário amplo que denota sua cultura e ilustração. O conceito barroco é um dos movimentos literários que melhor se ajustam à mencionada característica.

Por sua vez, o termo abundância participa de expressões muito populares, como: em abundância (muito). Seu filho come em abundância, vai fazer-lhe mal; na abundância (que apresenta muito dinheiro e se encontra em uma excelente situação econômica). Tanta abundância, viagens, carros e casas novas têm incomodado o jovem artista.

E no campo da astronomia, abundância é o nome dado ao asteroide que no ano 1875 foi descoberto por Johann Palissa na cidade croata de Pula, porém não foi precisamente Palissa quem a denominou dessa maneira, mas em realidade o nome abundância se deve a Edmund Weiss, diretor do Observatório Astronômico da cidade de Viena.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Abundância. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/abundancia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Abundância