Conceito de Absentismo Trabalhista

Absentismo-TrabalhistaO absentismo trabalhista é uma prática ou ação que consiste no costume de um empregado em abandonar suas funções ou deveres de trabalho, ou então, no hábito de faltar constantemente ao trabalho.

O absentismo pode ser considerado como tal desde que essa ausência ou falta aconteça dentro do horário ou jornada de trabalho estipulado e quando obviamente o trabalhador não possua uma justificativa decente, ou então, quando existe a anuência do chefe para sair ou deixar seu posto de trabalho.

Desta maneira, trata-se de um conceito exclusivo do campo de trabalho.

Sem dúvida, quando um trabalhador ou empregado está inserido nesta prática de faltas, seu contrato de trabalho pode ser interrompido imediatamente.

Deve-se considerar como absentismo trabalhista justificado quando há permissão de ausência autorizada, atestado médico ou por algum acidente que impeça o sujeito de cumprir sua jornada de trabalho, entretanto, deve-se considerar como absentismo trabalhista injustificado quando não há autorização ou justificativa pela ausência por parte de alguma autoridade, assim, ao invés de realizar seus compromissos trabalhistas, esse empregado realiza outras atividades como estudar, descansar em casa, realizar outro serviço, entre outros.

Vale ressaltar que com ações deste tipo os principais prejudicados são os empregadores e as empresas responsáveis por admitir funcionários com esse tipo de hábito, assim, a ausência recorrente de um ou vários empregados causa muitas dificuldades para o bom andamento da empresa e afeta diretamente seu rendimento.

No lugar de pensar em ideias e formas que possam melhorar os lucros da empresa, esta deveria pensar em substituir esses funcionários que faltam constantemente. Este procedimento poderia sem dúvida melhorar e aumentar a renda da empresa e com isso atingir o sucesso comercial.

De acordo com a maioria dos estudos existentes a esse respeito, quase todos coincidem em relacionar esta ação com a forma de ser e agir dos seus trabalhadores, ou seja, quando este apresenta uma atitude despreocupada e sem compromisso com suas obrigações é muito provável que ele não atue bem em seu trabalho e falte sem importar-se com seus compromissos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Absentismo Trabalhista