Conceito de Abóbada

AbobadaA abóbada é uma construção arquitetônica muito comum em espaços como claustros, como também em construções como catedrais, galerias subterrâneas, entre outras. Caracteriza-se por apresentar a forma de um arco que cobre o espaço entre dois muros ou então entre vários pilares.

Normalmente é feita de tijolos, cimento, argila, entre outros materiais, sua finalidade é cobrir o espaço que existe entre dois muros. Há abóbadas projetadas em certos edifícios que por seu designer, relevância e longevidade são autênticos monumentos que os turistas não deixam de visitar, como é o caso da Catedral Santa Maria de Toledo, na Espanha.

Por outro lado, vale destacar que as abóbadas também servem para denominar o piso subterrâneo de uma igreja, também chamadas de criptas; assim como se referem também ao lugar que fica abaixo da superfície usado tradicionalmente para enterrar os defuntos.

Em alguns lugares do mundo de fala hispânica, por exemplo, na Argentina, a palavra abóbada é traduzida como bóveda e está associada aos recintos que se localizam em cemitérios e que estão destinados ao descanso dos mortos. A particularidade destes lugares é que através das abóbadas descansam os restos mortais de todas as pessoas de uma mesma família. Costuma ser uma prática bastante comum, em especial das famílias mais tradicionais, que adquirem uma abóbada em algum cemitério para alojar os restos mortais dos integrantes de sua família.

O cemitério da Recoleta é sem dúvida um dos mais conhecidos e famosos cemitérios da Argentina, muitas famílias tradicionais possuem uma abóbada neste local. Fica localizado justamente no bairro da Recoleta, possui um designer clássico e único, além de alojar os restos mortais de personalidades notáveis do país como Bartolomé Mitre, Juan Bautista Alberdi, Victoria Ocampo, Raúl Alfonsín, entre outros.

Vale destacar que pode ser adquirido como qualquer outra propriedade, obviamente a família proprietária deve pagar todo mês por sua manutenção como também ser responsável por suas reformas, concertos, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Abóbada